domingo, 26 de outubro de 2014

PALAVRAS


Como filhos de Deus não temos muita preocupação em usar as palavras no nosso dia a dia, o ritmo de vida que muitos tem fazem passar despercebido a influencia que uma palavra exerce em sua vida, já estamos tão acostumados em falar que às vezes nem lembramos  o que foi tratado em certas ocasiões do dia, tudo isso causado pela pressa e corre, corre da vida.
Para quem não sabe o mundo é regido por palavras, tudo acontece por meio de palavras, quando voltamos para o livro do começo observamos um  ser chamado Deus falando, simplesmente falando ( isto é falando com propósito) e dando origem ao que não era.
Em gênesis 1:1 diz: criou Deus os céus e terra.
 Logo no verso posterior é revelado como as coisas passaram a existir.    
Verso 2 disse Deus: haja luz; e houve  luz.
E assim por diante as coisas passaram a existir
Cada palavra dita por Deus carregava poder de existência, em todo o processo de criação Deus usou palavras.
Hoje as palavras são tão importantes que fazem parte de nossas vidas, é por meio de palavras que edificamos vidas ou destruímos vidas.
 Essa verdade é tão antiga que o próprio rei Salomão falou dela.
A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Pv 18:21
O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angustia. Pv21:23
Estas são palavras de um homem que sabia o poder que as palavras exerciam na vida de uma pessoa, quem sabe, não foi exemplo de sua própria vida desregrada que lhe trouxe pesar e morte no percurso de sua vida, não temos certeza mais uma coisa sabemos palavras são poderosas ao ponto de matar e da vida.
Que sejamos cuidadosos em selecionar cada palavra no decorrer do nosso dia a dia e não sejamos reféns de circunstancias adversas em nossas vidas por consequências do mal uso de nossas palavras.
O apostolo Tiago servo do senhor Jesus cristo nos diz em sua carta o estrago que a palavra pode fazer na vida de alguém.
Quando a Tiago menciona língua está se referindo a um órgão ou pequeno membro responsável pela verbalização das palavras ou um código verbal que se serve o homem para se comunicar.
Assim diz Tiago 3:5-6
Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidades; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, e repteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
O apostolo Tiago não escreveu esta mensagem simplesmente por escrever, algo estava acontecendo de tão sério que o Espírito de Deus o inspirou a escrever esta mensagem para a igreja da época e posteriormente a atual, para as consequências terríveis que as palavras podem causar na vida de uma pessoa. Tiago não escreveu por influência de ciências orientais ou algum outro tipo de ensino, mais recebeu por revelação de Deus  o estrago devastador causado por palavras.
uma certa feita quando estava desenvolvendo este trabalho chegou em minhas mãos um livro que pelo título não tratava sobre o assunto que estava escrevendo, mais achei interessante e comecei a ler, é um livro bem conhecido O ministro fora do comum escrito pelo tão conhecido Pr Mike Murdoch, em seu livro ele relata 8 fatos que todo ministro deve saber sobre as palavras, para ampliar o publico alvo dedico estes, 8 fatos a todos que utilizam este código para verbalizar ou se beneficiar das palavras.
1° fato. palavras sopram vida em tudo.
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. pv 18:21
2° fato. palavras podem ferir.
As palavras do linguareiro ( mexeriqueiro ) são como doces bocados, e elas descem ao íntimo do ventre. pv 18:8
3° fato. palavras podem gerar conflitos.
Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. pv 18:6
4° fato. palavra podem destruir uma amizade de uma vida inteira em um momento.
O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos. pv 16:28
5° fato. palavras certas podem trazer saúde para um corpo doente.
Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos. pv 16:24
Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito. pv 15:4
6° fato. o seu ministério inteiro sofrerá  o impacto das palavras que você seleciona para usar.
O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca do ímpio derrama em abundancia coisas más. pv 15:28
7° fato. nunca permaneça na presença de pessoas que estejam falando palavras más.
foge da presença do homem insensato, e nele não divisarás os lábios de conhecimento. pv 14:7
8° fato. as palavras impróprias que você fala geralmente serão lembradas por mais tempo do que suas boas palavras.
Que esses 8 fatos desperte o povo de Deus para a realidade do poder que há nas palavras, e que possam ser bênçãos onde estiverem        
Que nossas palavras sejam faladas de forma correta e sirva de edificação para quem nos ouve e que o nome de Jesus seja glorificado, na maneira que utilizamos nossas palavras.
Tenha em mente, que as palavras deixadas pelo rei Salomão e o apostolo Tiago nos sirva de conselhos de como utilizar as palavras para promover vida e benção e não morte e maldição.

Nunca esqueçam, nós somo o que falamos...


PASTOR JADILSON SILVA...... BREVE: LIVRO DECLARANDO A PALAVRA, VIVENDO UM NOVO ESTILO DE VIDA.......

Nenhum comentário: